Para 4 pessoas
Ingredientes:
400g de arroz para risotto (Carnaroli)
400g de Shitake (hastes e chapéu) fatiado e refogado (link da receita)
1 cebola pequena triturada
100g de manteiga sem sal
100g de queijo parmesão ralado
1/2 copo de vinho branco seco
2 litros de Brodo (caldo) de cogumelo (link da receita)
Azeite tartufo
Procedimento
Em uma caçarola, doure a cebola triturada em 50g de manteiga. Adicione o arroz e com uma colher de madeira, mexa em movimentos circulares e constantes por 1 minuto ou até os grãos de arroz estarem bem quentes (ao ponto de não conseguir segurar nas pontas dos dedos). Nesse ponto, coloque o vinho e deixe evaporar.
Em seguida, cubra o arroz com o brodo de Shitake quente e comece a mexer marcando 15 minutos de cozimento. O risotto deve ser cozido sempre em fogo alto. Mexa o risotto com movimentos circulares e contínuos até começar a ferver.
Com 10 minutos de cozimento, adicione o Shitake refogado e continue colocando brodo de pouco em pouco, e sempre mexendo com a colher de madeira. O brodo nunca deve ultrapassar mais que meio centímetro acima do arroz.
Faltando 2 min para o tempo determinado, tire a panela do fogo, acrescente a manteiga restante e o queijo ralado.
Misture energicamente o risotto com a manteiga e o queijo até eles se fundirem e terem um aspecto cremoso. Sirva logo em seguida com um leve fio de azeite tartufo.
Para o Brodo de Shitake
Dica para ficar especial, fazer o caldo com 1,5 horas antes do preparo do risoto em si
Ingredientes
10 g de Shitake seco ou utilize os talos dos cogumelos frescos
1 cebola descascada
6 cravos
1 cenoura graúda sem casca
1 talo de salsão
1 tomate fresco graúdo
4 folhas de louro
2 colheres de sopa de sal grosso
5 litros de água
Procedimento
Em uma caçarola (panela funda e larga de dois cabos) coloque 5 litros de água, o sal e leve ao fogo baixo, coloque em seguida as metades da cebola sobre a chama direta do fogão e deixe queimar a primeira camada, adicione-a a água com sal.
Adicione o shitake, o restante dos legumes cortados ao meio, o louro e o cravo.
Deixe a panela ao fogo baixo por mínimo 1:30h (Muita atenção para que não levante fervor, se necessário, reduza ainda mais a chama). Conserve coado ou com os legumes.
Dica:
Essencial para o Risotto, o caldo de Shitake também pode ser utilizado em diversas preparações em que normalmente se coloca água, deixando, assim, qualquer tipo de receita mais nutritiva e saborosa. Pode ser conservado em recipiente de inox ou vidro na geladeira por 1 semana e no freezer em cubos de gelo por até 3 meses.