Para 4 pessoas
Ingredientes:
400g de Shiitake médio
3 dentes de alho triturados
2 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
1 colher de chá rasa de sal
2 colheres de sopa de salsinha picada
Procedimento
Separe as hastes dos chapéus, cortando-as bem rente a base do cogumelo. Fatie as hastes o mais fino possível desta forma as fibras ficam moles e você tem o aproveitamento total do produto. Fatie os chapéus com 2 mm de espessura.
Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e adicione as folhas de louro, deixe-as fritar por alguns segundos, retire-as do azeite e descarte. Adicione os dentes de alho e em seguida coloque o Shiitake.
Refogue os cogumelos por 6 minutos salteando a frigideira ou mexendo com uma colher de madeira ou silicone, salpique com o sal, adicione a salsinha, misture e reserve.
Essa preparação pode ser utilizada como base para várias receitas ou pode servir como petisco com torradas, brusquetas, acompanhamentos de carnes, peixes, massas, risotos e legumes. Muito importante é o cuidado no ponto do cozimento, o ideal é manter uma consistência mais ao dente, mantendo assim o máximo de propriedades orgânicas, gustativas e visuais do Shiitake.
Este preparo básico pode ser feito também com manteiga, cebola, vinho branco seco ou saquê e molho de soja, com cebolinha embrulhado em papel alumínio igual aos restaurantes japoneses, não exagere nas doses dos ingredientes o cogumelo é uma esponja, absorve bem os temperos e depois irá agregar todo seu sabor e textura nos acompanhamentos.
Conservação:
O shiitake refogado pode ser acondicionado em geladeira para posteriores preparos ou até mesmo congelado sem perder sabor e textura.